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As 4 habilidades de comunicação em inglês

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Ao aprender uma língua estrangeira como o inglês, podemos ter diferentes objetivos. Alguns podem ser simples, como apenas ler textos em inglês, enquanto outros podem ser mais complexos, como dominar o idioma e ser capaz de compreender e produzir mensagens na língua alvo.

Para alcançar a fluência em inglês, é essencial aprender o vocabulário e as estruturas que formam a língua. Para que esse aprendizado seja significativo, precisamos praticar e desenvolver quatro habilidades comunicativas fundamentais: ouvir (listening), falar (speaking), escrever (writing) e ler (reading).

Essas habilidades são os pilares para a compreensão de qualquer idioma, sendo, portanto, vitais no aprendizado do inglês.

Vamos descrever cada uma delas individualmente. Antes disso, vamos classificá-las em dois grupos distintos: habilidades receptivas e habilidades produtivas.


Habilidades Receptivas e Habilidades Produtivas

Ler e ouvir são habilidades receptivas. Isso significa que, ao ler ou ouvir textos em inglês, as mensagens já estão prontas, e o trabalho do leitor ou ouvinte é decodificá-las.

Escrever e falar são habilidades produtivas. Isso implica que, ao escrever ou falar, precisamos criar as mensagens que desejamos comunicar, o que exige um domínio maior das estruturas e vocabulário da língua.

Assim, as quatro habilidades podem ser organizadas de acordo com seu grau de dificuldade, da mais simples à mais complexa: ler, ouvir, escrever e falar.


Reading (Habilidade de Compreender Textos Escritos – Leitura)

A leitura é a habilidade mais fácil e rápida de se desenvolver em inglês. Ela permite que sejamos capazes de ler e compreender textos nesse idioma, sendo crucial no contexto acadêmico e profissional, pois proporciona acesso a uma vasta gama de textos e artigos de pesquisa em publicações estrangeiras.

Ler em inglês também possibilita que o estudante amplie seu conhecimento sobre diversos assuntos por meio da leitura de conteúdos disponíveis em vários canais de mídia no mundo globalizado. O acesso a diferentes gêneros textuais oferece aos leitores uma ferramenta eficaz para enriquecer seu aculturamento geral.

O que torna a leitura a habilidade mais acessível é que, além de ser receptiva, permitindo que a mensagem chegue pronta ao leitor, ela também oferece tempo para decifrar o texto. O leitor pode ler e reler, usar dicionários e construir o significado lentamente, sem a pressão de um interlocutor esperando por uma resposta.


Listening (Habilidade de Compreender os Sons da Língua)

Essa habilidade refere-se à capacidade de entender o que é falado em inglês, ou seja, a compreensão oral do que está sendo dito. Ouvir é uma habilidade receptiva, o que significa que a linguagem chega pronta ao ouvinte, e seu papel é decodificar e compreender a mensagem.

O pleno desenvolvimento dessa habilidade permite identificar e compreender a linguagem oral, ou seja, as palavras e frases ditas em inglês por um interlocutor. O domínio dessa habilidade nos permite ouvir e entender rapidamente a mensagem, sem precisar fazer pausas ou buscar esclarecimentos.

Essa habilidade é crucial, mas considerada difícil por muitos estudantes, especialmente porque, durante uma interação, há a velocidade natural da fala, que pode parecer rápida demais para quem está aprendendo. Além disso, entender a fala exige um conhecimento sólido do sistema fonético, que abrange os sons e a pronúncia do idioma.


Writing (Habilidade de Produzir Textos Escritos)

A habilidade de escrever é uma habilidade produtiva e refere-se à capacidade de comunicar por meio da produção de textos em inglês.

Como habilidade produtiva, exige conhecimento do vocabulário e das estruturas da língua. Uma vez que textos escritos são utilizados para avaliações e registros, é necessário ter atenção à forma e à capacidade de produzir linguagem de acordo com as regras da língua alvo. Para isso, o estudante deve dedicar atenção especial ao estudo da gramática.

Ao escrever, o estudante tem a seu favor o tempo disponível e a possibilidade de revisar e corrigir as mensagens produzidas. Assim como na leitura, escrever não requer necessariamente a presença de um interlocutor aguardando uma resposta imediata, embora isso possa ocorrer em algumas situações, como em mensagens de texto.

A escrita oferece ao estudante uma excelente oportunidade de aprofundar seus conhecimentos da língua, tornando-os mais acessíveis, o que será essencial para desenvolver a habilidade mais complexa: falar.


Speaking (Habilidade de Falar)

Falar inglês corretamente e com fluência é a prova de que o estudante alcançou o domínio pleno do idioma. A habilidade de se envolver em uma interação, produzindo e compreendendo mensagens instantaneamente na língua alvo, resulta de um processo complexo que envolve o domínio do vocabulário, do sistema fonético e das estruturas da língua. Tudo isso precisa estar assimilado e acessível de forma imediata para que a conversa ocorra fluentemente e seja compreensível para o interlocutor.

A habilidade de falar é, sem dúvida, a mais desafiadora. Além de ser uma habilidade produtiva, requer que o falante produza mensagens imediatas, corretas e significativas.

Contudo, assim como as outras habilidades, ela se desenvolve gradualmente, e existem vários níveis distintos de comunicação oral que o estudante pode alcançar rapidamente. Um bom exemplo é a aprendizagem do inglês para viagens, onde o aluno aprende uma forma de linguagem mais simples e relacionada a contextos específicos que o ajudarão a ter um bom desempenho oral nessas situações.





Conclusão

O processo de desenvolvimento de todas as habilidades é gradual. O estudante começa com as estruturas mais simples e avança até dominar as mais complexas, tornando sua comunicação cada vez mais eficiente ao longo do tempo.

E se você tem alguma dúvida sobre o preocesso de aprender inglês, deixe seu comentário e ficaremos felizes em responder!

Thank you!           

 
 
 

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