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Preciso Estudar Gramática para Aprender a Falar uma Língua?


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No mundo atual, ser capaz de compreender e falar uma língua estrangeira tem sido considerado uma habilidade muito importante. Com o mundo cada vez mais globalizado e conectado, aumenta a exigência de habilidades de comunicação interlinguística em meios sociais, acadêmicos e profissionais. Nesse contexto, o inglês é o idioma mais importante para se aprender por ser considerada a língua oficial de comunicação internacional.


O que significa dominar  uma língua estrangeira?

Se considerarmos que o foco principal da linguagem é a comunicação, para afirmar que você domina uma língua estrangeira, é necessário que você seja capaz de utilizar esta língua para comunicação em diversos contextos. Quando envolvido em interações na língua estrangeira, você é capaz de compreender as mensagens do seu interlocutor e de produzir as suas próprias mensagens de forma coerente, correta e eficaz.Certamente as pessoas podem dominar uma língua estrangeira em diversos níveis. No nível mais básico de aquisição, o indivíduo é capaz de comunicar ideias básicas relacionadas a fatos do mundo concreto. À medida que vai avançando no domínio do idioma, vai sendo capaz de expressar e compreender ideias mais complexas e abstratas.


O que preciso saber para construir mentalmente as ideias que desejamos comunicar?

Para responder o que é preciso saber para construir as ideias na nossa mente e poder comunica-las ao nosso interlocutor, gosto de usar a metáfora da construção de uma casa para explicar a natureza de uma língua.

Para construir uma casa, precisamos fundamentalmente de três elementos: os tijolos que serão a unidade da construção, o cimento que vai unir os tijolos para levantar paredes e  o trabalho que precisa ser empregado para realizar esta tarefa.


Aplicando esta  metáfora à construção das ideias, as palavras são como os tijolos. Elas são as unidades de sentido que precisam ser unidas na construção dos significados mais amplos. Da mesma forma que os tijolos precisam ser unidos de forma ordenada para garantir a estabilidade de uma casa, as palavras também precisam ser unidas de uma forma ordenada com base num sistema que seja preciso. É necessário também que este sistema seja usado da mesma forma por todos os usuários, no caso os falantes daquela língua. Aquele cimento que une os tijolos na construção da casa é o equivalente às estruturas gramaticais de uma língua.


As estruturas gramaticais definem como devemos agrupar as palavras de forma coerente para que possamos construir precisamente as mensagens que desejamos comunicar.  Por isso, a língua exige que todos os falantes usem as estruturas da mesma forma,  com base no mesmo sistema para que a língua seja unifica e perpetuada, e possa ser também ensinada a novos falantes.


Essa é a importância do estudo do vocabulário e da gramática na aprendizagem de uma língua: estes elementos conferem estrutura ao sistema linguístico para que o falante seja capaz de utilizá-lo de forma correta e eficaz. Para fazer isto, é necessário o emprego de um trabalho. O mesmo trabalho que é necessário para se levantar as paredes de uma casa precisa ser feito pelos falantes para que possam conhecer e compreender as estruturas que definem as regras para construção das ideias em uma língua.


Mas é necessário estudar a gramática ou é possível aprender de forma natural?

Todos nós nascemos com um habilidade natural para aprender uma língua. Aprendemos facilmente nossa língua materna sem ninguém precisar nos ensinar as regras e o vocabulário. Simplesmente aprendemos por meio da interação com outros falantes.

Quando queremos aprender uma língua estrangeira, desejamos que o processo de aprendizagem da nova língua aconteça da mesma forma. Mas aprender uma língua estrangeira é, de muitas formas, diferente de aprender nossa língua materna.


Aprendemos a língua materna quando somos crianças e estamos o tempo todo inseridos num contexto de interação com outros falantes da mesma língua. 

No caso da língua estrangeira, na maioria das vezes, a aprendizagem vai acontecer mais tarde, a partir da adolescência ou da idade adulta, e vai acontecer também num contexto em que as pessoas não falam aquela língua e não usam a língua em suas interações com outros falantes.


Para usar a língua estrangeira, é necessário muitas vezes criar situações em que as interações na língua vão acontecer. É o que acontece nos cursos de inglês, por exemplo. Nas salas de aula de inglês, vamos estar expostos a situações em que a língua estrangeira será usada, muitas vezes de forma artificial por meio da criação em sala de aula situações em que precisamos utilizar a língua alvo para que possamos utilizá-la depois em interações semelhantes no mundo real.


Devido a esta exposição tão limitada à língua estrangeira no dia-a-dia, é necessário muito tempo para que possamos assimilar as palavras e as estruturas necessárias à construção da linguagem.

Para maximizar este tempo de exposição à língua estrangeira que é um requisito fundamental para aprendizagem, precisamos tratá-la como um objeto de estudo mesmo, ou seja, devemos estudar as palavras e as estruturas da língua para aumentar nosso tempo de exposição à linguagem e acelerar o processo de compreensão e de memorização dos elementos da construção linguística.


Por que tantas pessoas não gostam de estudar gramática?


A razão pela qual muitas pessoas não gostam de estudar gramática é que elas confundem estudar a gramática com estudar regras da gramática. É importante fazermos uma distinção.

O ensino de inglês nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil é considerado um fracasso na maioria das vezes por causa do foco excessivo no ensino de regras de gramática. Se estudarmos apenas as regras da gramática não seremos capazes de compreender e nem de aprender a usar a língua de forma significativa.


O estudo da gramática precisa ter foco em dois aspectos diferentes que são a forma gramatical e a função comunicativa.  A forma gramatical está relacionada às regras de uso das estruturas. A função comunicativa determina o que aquela forma é capaz de fazer na construção do sentido de uma ideia.

Vamos dar um exemplo bem simples:


Imagine que você está conversando com um novo amigo e deseja descrever a sua cidade, falar o que existe lá em termos de comércio, escolas e outras facilidades.

O que você precisa saber para isto? As palavras relacionadas ao assunto, tais como : city, town, shops, schools, supermarkets, cinema etc.

O vocabulário é fundamental, mas sozinho o vocabulário não constrói nenhuma mensagem. Como empregar estas palavras na construção das frases e das ideias? Precisamos saber qual estrutura gramatical tem a função de falar que algo existe ou não existe em determinado lugar.


Qual estrutura gramatical tem esta função? Esta é a função do verbo There to be (there is /there are) em inglês.

Muito bom, mas como eu vou usar isso? De que forma este verbo funciona?

Para saber isto, você vai aprender as formas positivas, negativas, as perguntas e vai ser capaz de construir suas frases:


Exemplo: There is a supermarket in my town but there aren’t any cinemas.


Assim você aprendeu a forma de uma estrutura gramatical  mas também  associou esta estrutura a uma função comunicativa específica. Quando necessário, você será capaz de utilizar a mesma estrutura em outros contextos em que se faça necessário comunicar aquela função, como por exemplo para descrever o que existe hoje dentro da geladeira para o almoço.


Exemplo: There are some eggs but there isn’t any meat in the fridge.


 Este estudo da forma associada à função leva o seu estudo para além do conhecimento apenas a forma verbal de forma estática e mecânica.

Quando feito desta maneira, o estudo da gramática se torna um grande instrumento que vai ajudar você a construir suas ideias e ainda fazer isto de forma correta.


Você vai aprendendo a falar e se comunicar sem cometer muitos erros. Embora erros façam parte do processo de aprendizagem de uma língua,  podendo ou não prejudicar o conteúdo da sua mensagem, eles são indesejáveis e desnecessários e o estudo consciente da gramática ajuda a corrigir os nossos erros de construção. Se vamos aplicar um esforço para aprender a língua, é melhor aprender de forma correta porque corrigir aquilo que já assimilamos errado é muito mais difícil.


Ainda assim eu não quero e não gosto de estudar gramática!


Neste caso, é possível que você vá precisar de muito mais tempo para aprender a língua estrangeira vivendo aqui no Brasil.


Ah mas eu vou assistir vídeos e ouvir músicas e isso vai aumentar eu tempo de contato.


Os vídeos, textos e músicas só nos ajudam a assimilar a língua que já somos capazes de compreender. Se você não sabe nada de inglês, pode passar um ano inteiro assistindo filmes sem entender nada e no fim do ano vai continuar não entendendo nada.


Então, talvez, a decisão mais sensata é entender que uma língua é formada de palavras e estruturas empregadas na construção de ideias. Se você quer construir ideias mas não quer aprender as palavras e estruturas, é muito provável que você não tenha sucesso.


Ou então você pode tentar um intercâmbio e passar um tempo morando num país onde o inglês é falado e tentar aprender a língua de forma mais natural por meio da interação com outros falantes.


Outros benefícios conferidos pelo estudo do gramática


Não se pode deixar de evidenciar que o estudo da gramática é também uma maneira excelente de aumentar o seu contanto com a língua estrangeira por meio de modelos de frases e textos protos, vocabulário apropriado e tudo isto apresentado de acordo com as regras de uso correto da linguagem.

Fazer exercícios de gramática te possibilita também estar sempre avaliando o seu progresso e corrigindo seus erros de construção.

Tudo isto deve fazer parte do seu processo de aprendizagem então colocar o estudo da gramática de lado e não prestar atenção nisso vai fazer você perder oportunidades excelentes de aprimorar e alavancar o seu inglês.


Se ficou com dúvidas ou se deseja fazer alguma pergunta sobre aprender inglês, deixe seu comentário e ficaremso felizes em responder!


Thank you!

 
 
 

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